S e m a n a d o T r o v a d o r i s m o Introdução: Com base em textos do livro “Literatura Portuguesa” do autor Massaud Moisés, e nas aulas apresentadas pela professora Lígia Menna o grupo escolheu o tema “Trovadorismo” para propor um plano de aula. Objetivos: A intenção do trabalho é mostrar aos alunos que existem semelhanças entre as primeiras cantigas dos trovadores, e as músicas, textos nos tempos atuais. Certas características podem ser vistas até hoje. Justificativas: Escolhemos esse tema por se tratar do começo, onde a língua Portuguesa começou a ser registrada em forma de arte. A importância de trazer esse tema aos alunos seria mostrar como começou de fato a escrita, e os artifícios usados naquela época para demonstrar sentimentos, opiniões, etc. Utilizamos também o recurso das novas t...
Postagens mais visitadas deste blog
"A partir dos enunciados a seguir propomos um planejamento de aula com a ajuda do professor Helcius, e como parâmetro o livro " Introdução à linguística", utilizamos a ideia da aquisição da linguagem, nesse caso tendo em nossa sala de aula um aluno com o autismo de asperger " Aquisição da linguagem na infância Para Albano (1990), a criança depende de quatro condições básicas e imprescindíveis para o desenvolvimento da linguagem. * Presença de um interesse subjetivo na criança, (disposição de brincar). * Existência de pelo menos um sistema sensório-motor íntegro. * Inserção em um meio onde a linguagem faça parte de rotinas significativas. * E presença de uma língua minimamente autorreferenciada que contenha alguns mecanismos gramaticais, sinalizando a própria organização para que a descoberta da sua estrutura possa se proceder eficientemente, seguindo uma direção mais ou menos determinada.(...) Dentre essas informações incluímos também outros ...
Plano de Aula 1. Tema: Semana do Trovadorismo. 2.Objetivos: A intenção do trabalho é mostrar aos alunos que existem semelhanças entre as primeiras cantigas dos trovadores, e as músicas, textos nos tempos atuais. Certas características podem ser vistas até hoje. 3.Conteúdos: Cantigas de Amor, Amigo, Escarnio e Mal dizer e sua relação com as músicas e poemas de hoje em dia. 4.Duração: Segunda-Feira Cantigas de Amor Terça-Feira: Cantigas de Amigo Quarta-Feira: Cantigas de Escárnio Quinta-feira: Cantigas de Maldizer Sexta-Feira Avaliação Final 5.Recursos: -Aparelho de Som -Computador e projetor -Revistas e livros -Celulares (Whatsapp) 6. Metodologia: A partir da escolha do tema, o público alvo seriam alunos do 1° ano do ensino médio, dando início as aulas de Literatura. Primeiro seriam apresentados em sala de aula artigos e textos explicativos sobre a época em que se inicia o trovadorismo. Dada as explicaçõe...
Comentários
Postar um comentário