Plano de Aula
1.    Tema:
Semana do Trovadorismo.
2.Objetivos:
A intenção do trabalho é mostrar aos alunos que existem semelhanças entre as primeiras cantigas dos trovadores, e as músicas, textos nos tempos atuais. Certas características podem ser vistas até hoje.

3.Conteúdos:
Cantigas de Amor, Amigo, Escarnio e Mal dizer e sua relação com as músicas e poemas de hoje em dia.

4.Duração:
Segunda-Feira Cantigas de Amor
Terça-Feira: Cantigas de Amigo
Quarta-Feira: Cantigas de Escárnio
Quinta-feira: Cantigas de Maldizer 
Sexta-Feira Avaliação Final 

5.Recursos:
-Aparelho de Som
-Computador e projetor
-Revistas e livros

-Celulares (Whatsapp)
6. Metodologia:
 A partir da escolha do tema, o público alvo seriam alunos do 1° ano do ensino médio, dando início as aulas de Literatura. Primeiro seriam apresentados em sala de aula artigos e textos explicativos sobre a época em que se inicia o trovadorismo. Dada as explicações tradicionais, a professora iria criar um grupo na rede social WhatsApp, com a intenção de compartilhar áudios de músicas que reproduzissem as cantigas, e as próprias cantigas escritas em galego-português. O grupo teria a duração de uma semana, denominada como a “Semana do Trovadorismo”, mesmo nome do grupo. Durante a semana a professora desenvolveria questões sobre o tema, que seriam enviadas para o grupo de WhatsApp e os alunos trocariam informações entre si, sendo que nos resultados finais os trabalhos seriam mostrados em sala de aula. O principal objetivo seria fazer a comparação entre as cantigas trovadorescas, com músicas/textos atuais. A cada dia da semana os alunos mandariam no grupo do WhatsApp, coisas relacionadas ao tema escolhido, e em sala de aula debateriam as semelhanças, e características encontradas. Mesmo com esse contato fora de sala, as conversas e exemplificações em sala de aula seriam completas, para que assim o aluno aprenda de fato a cada dia da semana.


7.Avaliação Final:

No último dia da semana os alunos responderiam a um questionário elaborado pela professora, veja a seguir algumas das perguntas.

Questões Cantigas de Amor:
1) por ter sido escrito em galego-português, existem muitos arcaísmos na cantiga, ou seja, palavras que caíram em desuso. Relendo a estrofe acima, o que você percebe que não é mais utilizado?
2) de que maneira você reescreveria o primeiro verso?
3) mesmo sendo cantado em voz feminina no primeiro vídeo assistido na atividade anterior, essa cantiga foi composta por um homem e direcionada a uma mulher. Que palavra evidencia isso?
4) O pronome de tratamento "senhor" é utilizado para fazer referência à mulher. Por quê?
5) Apesar de representarem a segunda pessoa do plural, os pronomes vós, vosso e vos eram frequentemente utilizados para a segunda pessoa do singular – tu, tua e ti – para indicar a superioridade ou importância da pessoa a qual se dirigia. Esses pronomes são utilizados atualmente?
6) como a mulher é tratada na cantiga de amor trovadoresca? A música do segundo vídeo apresenta a mesma ideia? Por quê?

QUESTÕES CANTIGAS DE AMIGO:
Baseado nas cantigas trabalhas em sala, responda as seguintes questões:
1) Para quem a cantiga é direcionada?
2) A cantiga faz referência a um homem ou a uma mulher?
3) quem é o autor da cantiga? e sobre a música da dupla Thaeme e Thiago:
4) O tema tratado é o mesmo?
5) que características são semelhantes entre a Cantiga e a música? 


Questões Cantigas de Escárnio e Maldizer:

Sobre as cantigas trabalhadas em sala:

As músicas ridicularizam alguém. Quem?
As músicas trazem em suas letras palavras de baixo calão?

LÍNGUA EM FOCO
 Leia este trecho da música "A Mulher bonita e a mulher feia ":

" Dizem que a mulher bonita quando arruma um namorado
Ou é filho de prefeito ou filho de deputado
E ganha logo um presente um carro novo importado.
Dizem que a mulher feia se dana pra gafieira
Se enrosca num rela bucho por lá passa a noite inteira

Termina se amarrando com pobre pé de fueira "

1) O autor gosta da mulher bonita? Como você chegou a essa conclusão?
2) qual a intenção do autor ao se utilizar desse jogo de palavras?
3) reescreva o texto expressando opinião contrária à do autor.



O modo de avaliação viria com a correção dessas questões, depois de uma semana inteira conversando sobre o assunto em sala de aula, e fora de sala por meio do grupo no WhatsApp. Com isso os alunos perceberiam que podem utilizar dessas ferramentas para trocar experiências entre si, e aprender de fato sobre determinado tema.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog