Plano de Aula
1. Tema:
Semana do Trovadorismo.
2.Objetivos:
A intenção do trabalho é mostrar aos alunos que
existem semelhanças entre as primeiras cantigas dos trovadores, e as músicas,
textos nos tempos atuais. Certas características podem ser vistas até hoje.
3.Conteúdos:
Cantigas de Amor, Amigo, Escarnio e Mal dizer e sua
relação com as músicas e poemas de hoje em dia.
4.Duração:
Segunda-Feira Cantigas de
Amor
Terça-Feira: Cantigas
de Amigo
Quarta-Feira:
Cantigas de Escárnio
Quinta-feira: Cantigas de Maldizer
Sexta-Feira Avaliação Final
5.Recursos:
-Aparelho de Som
-Computador e
projetor
-Revistas e livros
-Celulares (Whatsapp)
-Celulares (Whatsapp)
6.
Metodologia:
A partir da escolha do tema, o público alvo seriam alunos do
1° ano do ensino médio, dando início as aulas de Literatura. Primeiro seriam
apresentados em sala de aula artigos e textos explicativos sobre a época em que
se inicia o trovadorismo. Dada as explicações tradicionais, a professora iria
criar um grupo na rede social WhatsApp, com a intenção de compartilhar áudios
de músicas que reproduzissem as cantigas, e as próprias cantigas escritas em
galego-português. O grupo teria a duração de uma semana, denominada como a
“Semana do Trovadorismo”, mesmo nome do grupo. Durante a semana a professora
desenvolveria questões sobre o tema, que seriam enviadas para o grupo de
WhatsApp e os alunos trocariam informações entre si, sendo que nos resultados
finais os trabalhos seriam mostrados em sala de aula. O principal objetivo
seria fazer a comparação entre as cantigas trovadorescas, com músicas/textos
atuais. A cada dia da semana os alunos mandariam no grupo do WhatsApp, coisas
relacionadas ao tema escolhido, e em sala de aula debateriam as semelhanças, e
características encontradas. Mesmo com esse contato fora de sala, as conversas
e exemplificações em sala de aula seriam completas, para que assim o aluno
aprenda de fato a cada dia da semana.
7.Avaliação Final:
No último dia da semana os alunos responderiam a
um questionário elaborado pela professora, veja a seguir algumas das
perguntas.
Questões Cantigas de Amor:
Questões Cantigas de Amor:
1) por ter sido
escrito em galego-português, existem muitos arcaísmos na cantiga, ou seja,
palavras que caíram em desuso. Relendo a estrofe acima, o que você percebe que
não é mais utilizado?
2) de que maneira
você reescreveria o primeiro verso?
3) mesmo sendo
cantado em voz feminina no primeiro vídeo assistido na atividade anterior, essa
cantiga foi composta por um homem e direcionada a uma mulher. Que palavra
evidencia isso?
4) O pronome de
tratamento "senhor" é utilizado para fazer referência à
mulher. Por quê?
5) Apesar de
representarem a segunda pessoa do plural, os pronomes vós, vosso e vos eram
frequentemente utilizados para a segunda pessoa do singular – tu, tua e ti –
para indicar a superioridade ou importância da pessoa a qual se dirigia. Esses
pronomes são utilizados atualmente?
6) como a mulher é tratada na cantiga de amor trovadoresca? A música do segundo vídeo apresenta a mesma ideia? Por quê?
6) como a mulher é tratada na cantiga de amor trovadoresca? A música do segundo vídeo apresenta a mesma ideia? Por quê?
QUESTÕES
CANTIGAS DE AMIGO:
Baseado nas
cantigas trabalhas em sala, responda as seguintes questões:
1) Para quem a
cantiga é direcionada?
2) A cantiga faz
referência a um homem ou a uma mulher?
3) quem é o autor
da cantiga? e sobre a música da dupla Thaeme e Thiago:
4) O tema tratado é
o mesmo?
5) que
características são semelhantes entre a Cantiga e a música?
Questões Cantigas
de Escárnio e Maldizer:
Sobre as cantigas
trabalhadas em sala:
As músicas ridicularizam alguém.
Quem?
As músicas trazem em suas letras
palavras de baixo calão?
LÍNGUA EM FOCO
Leia este trecho da música
"A Mulher bonita e a mulher feia ":
" Dizem que a mulher bonita
quando arruma um namorado
Ou é filho de prefeito ou filho de
deputado
E ganha logo um presente um carro
novo importado.
Dizem que a mulher feia se dana pra
gafieira
Se enrosca num rela bucho por lá
passa a noite inteira
Termina se amarrando com pobre pé de
fueira "
1) O autor gosta da mulher bonita?
Como você chegou a essa conclusão?
2) qual a intenção do autor ao se
utilizar desse jogo de palavras?
3) reescreva o
texto expressando opinião contrária à do autor.
O modo de avaliação viria com a correção dessas questões, depois de uma semana inteira conversando sobre o assunto em sala de aula, e fora de sala por meio do grupo no WhatsApp. Com isso os alunos perceberiam que podem utilizar dessas ferramentas para trocar experiências entre si, e aprender de fato sobre determinado tema.
Comentários
Postar um comentário