"A partir dos enunciados a seguir propomos um planejamento
de aula com a ajuda do professor Helcius, e como parâmetro o livro "
Introdução à linguística", utilizamos a ideia da aquisição da linguagem,
nesse caso tendo em nossa sala de aula um aluno com o autismo de asperger
"
Aquisição da linguagem na infância
Para Albano (1990), a criança depende de quatro condições básicas
e imprescindíveis para o desenvolvimento da linguagem.
* Presença de um interesse subjetivo na criança, (disposição de
brincar).
* Existência de pelo menos um sistema sensório-motor íntegro.
* Inserção em um meio onde a linguagem faça parte de rotinas
significativas.
* E presença de uma língua minimamente autorreferenciada que
contenha alguns mecanismos gramaticais, sinalizando a própria organização para
que a descoberta da sua estrutura possa se proceder eficientemente, seguindo
uma direção mais ou menos determinada.(...) Dentre essas informações incluímos
também outros pensamentos sobre o assunto : Para Chomsky, a capacidade
humana de falar e entender uma língua, deve ser compreendido como o resultado
de um dispositivo inato, uma capacidade genética e, portanto, interna ao
organismo humano, qual deve estar fincada na biologia do cérebro/mente da
espécie e é destinada a constituir a competência linguística de um falante.(...)
Na imagem a seguir é possível ver vários pensamentos sobre a aquisição da
linguagem, acreditamos que todos andam lado a lado.
Nessa direção, tomando para discussão a criança com autismo, ela
não teria a primeira condição: interesse subjetivo em interagir com o
outro(...) Quando na presença de outras crianças, ela se isola e não
participa das brincadeiras coletivas.
Conhecendo um pouco sobre crianças
com o autismo de Asperger.
Geralmente os portadores da síndrome de Asperger têm bom nível de
aprendizagem e inteligência muito desenvolvida, porém dificuldades de interação
social e de comunicação similares às de um autista clássico. No caso de nosso
exemplo, temos um aluno com Síndrome de Asperger (AS), caracterizada por ter
dificuldades na interação social, além de padrões de comportamento repetitivos
e interesses restritos. O "espectro autista" é amplo, pois
existem diferentes tipos de autistas, alguns apresentam comprometimento grave e
outros leve, como é o caso do autismo de alto funcionamento. Neste último caso
o indivíduo pode ser muito inteligente e desenvolver sofisticados softwares ou
ter uma facilidade extrema para alguma atividade específica, como a matemática
para o americano que inspirou o filme “Rain Man”. Alguns livros que falam sobre
o autismo são: “O estranho caso do cachorro morto”, da Ed. Record, e “Um
Antropólogo em marte”, da Companhia das Letras. Estas costumam ser boas
leituras para pais de crianças diagnosticadas com autismo. Como exemplo de
histórias que viraram livros, temos nosso aluno que é muito bom com o inglês.
Assunto: Aquisição de linguagem a partir do livro “Introdução
a Linguística” com base em capítulos da 1° edição.
Objetivo: Incentivar o aluno aprimorar seus conhecimentos
internos, articulando sua linguagem, tanto a forma de ler como escrever. Mostrando que o aluno tem o
dom de se comunicar, e que já nasceu com isso, o papel seria inserir as outras
formas e articular esta frase. A aula seria para crianças de oitava série,
entre elas crianças de inclusão diagnosticadas com autismo. A ideia da aula
seria instigar o aluno com conhecimentos internos que já nasceram com ele. E
aprimorar seus conhecimentos.
Diferenciais
em uma aula com um aluno autista: Levando em consideração que as pessoas com
autismo têm uma perturbação no Sistema Nervoso que afetam algumas áreas, e
consequentemente dificulta sua interação social e seu domínio de linguagem e
comunicação, as práticas pedagógicas devem ser desenvolvidas respeitando essas
limitações, mas ao mesmo tempo incentivando a superação. Assim, uma boa
metodologia deve ser iniciada com a redução do número de alunos por turma, para
que o professor possa oferecer a assistência necessária, deve ser criada também
rotinas de trabalho, incluindo a arrumação da sala, a forma de escrever no
quadro etc. Autistas irritam-se com quaisquer mudanças bruscas, sua percepção
visual é muito apurada,
As
crianças autistas se incomodam com sons altos que lhes deixam perturbadas, por
esse motivo é que a voz do professor, a campainha da escola, o arrastar de
cadeiras e mesas, o microfone ou qualquer outro tipo de barulho devem ser
evitados ou ao menos amenizados. E essa sensibilidade sonora, pode ser
aproveitada pelo professor como métodos de ensino, cantar para as crianças pode
ser um ótimo meio de efetuar a aprendizagem.
Recursos metodológicos: O
aluno teria que construir frases na afirmativa, depois em negativa, e
interrogativa. Na
primeira fase os alunos fariam as frases em inglês, e na segunda em português.
Utilizaríamos exemplos na lousa e alguns livros de recomendação. Como forma de
aquisição da língua estrangeira também seriam inseridos músicas e filmes para
jovens, aqueles que todos gostem. Os alunos teriam o parâmetro com tudo aquilo
que já conhecem sobre sua língua e a nova língua.
Materiais didáticos: Materiais com imagens que chamem atenção de crianças na faixa etária de 14 anos, músicas escolhidas pelos próprios alunos e filmes que tragam o entendimento do inglês, slides, todos materiais para interagir com o aluno autista para que ele se interesse pela aula proposta.
Temos aqui alguns materiais usado nas aulas para o aprendizado em inglês 'Dora, a aventureira' / Filme- Rain in Man/ 1988 (EUA ) Direção Barry Levinson e
O pequeno príncipe Autor: Antoine de Saint-Exupéry são alguns exemplos que utilizamos.
Materiais didáticos: Materiais com imagens que chamem atenção de crianças na faixa etária de 14 anos, músicas escolhidas pelos próprios alunos e filmes que tragam o entendimento do inglês, slides, todos materiais para interagir com o aluno autista para que ele se interesse pela aula proposta.
Temos aqui alguns materiais usado nas aulas para o aprendizado em inglês 'Dora, a aventureira' / Filme- Rain in Man/ 1988 (EUA ) Direção Barry Levinson e
O pequeno príncipe Autor: Antoine de Saint-Exupéry são alguns exemplos que utilizamos.
Avaliação: Realizamos uma gravação em sala de aula com aluno portador da síndrome de Asperger. A atividade realizada com o aluno foi despretensiosa para que ele também não se sentisse pressionado ou acuado. A intenção foi de demonstrar com base em dados e informações já mencionadas de alunos com a Síndrome, o conhecimento e desenvolvimento na língua inglesa do aluno.
A metodologia usada foi o uso do verbo auxiliar "DO/DOES", verbo esse que auxilia perguntas com verbos, no tempo presente. Os questionamentos foram sobre assuntos variados e se concentrou na questão familiar. Há pausas longas no diálogo, porque o processo de memorização e raciocínio nesses alunos se dá de forma complexa e para resultados satisfatórios na aprendizagem, nenhuma ou quase nenhuma interferência externa pode acontecer.
Portanto, pode- se também concluir que essa sensibilidade sonora, auxilia o professor no processo de aprendizagem e toda sua evolução, junto a esses alunos.
Conclusão e explicações do áudio
A metodologia usada foi o uso do verbo auxiliar "DO/DOES", verbo esse que auxilia perguntas com verbos, no tempo presente. Os questionamentos foram sobre assuntos variados e se concentrou na questão familiar. Há pausas longas no diálogo, porque o processo de memorização e raciocínio nesses alunos se dá de forma complexa e para resultados satisfatórios na aprendizagem, nenhuma ou quase nenhuma interferência externa pode acontecer.
Portanto, pode- se também concluir que essa sensibilidade sonora, auxilia o professor no processo de aprendizagem e toda sua evolução, junto a esses alunos.
O áudio em questão, foi editado para avaliação do nosso trabalho junto a construção desse blog, com o professor Helcius, mas outras atividades na questão da língua Inglesa também foram aplicadas, como leituras de textos.
Referencias bibliográficas
Introdução á Linguística I (José Luiz Fiorin) 1°edição
http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa11.pdf
Introdução á Linguística I (José Luiz Fiorin) 1°edição
http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n2s0/v80n2Sa11.pdf
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